Como o SEO (Search Engine Optimizator) faz você economizar
07/11/2019Otimização e performance de Campanhas Digitais
13/01/2020Criar um blog deixou de ser a algum tempo uma ferramenta digital para pessoas físicas. Com evolução das ferramentas, especialmente o WordPress, tradicional e considerada a melhor solução para blogs, passamos a oferecer sites com blogs integrados. Também contamos com a sofisticação dos temas além de centenas de opções. Assim explicaremos o passo a passo para criar um blog funcional e atrativo. E que distribua conteúdo de forma segmentada e otimizada para compartilhamento nas redes sociais.
Ambiente de hospedagem e configurações iniciais
Tudo começa com a hospedagem do seu site, inclusão do WordPress nas pastas do servidos e link com banco de dados. Assim conseguiremos acessar o ambiente administrativo para inclusão do tema e plug-ins. Neste momento é importante termos o planejamento estrutural do site principalmente com páginas, menu e estratégia de conteúdo. Portanto antes de iniciar a produção saiba o que e de que forma precisa construir.
Criar um blog integrado ao site
Com base no site e nos serviços e produtos que você oferece estruturamos os assuntos e categorias do blog. Elas devem funcionar como um “espelho” onde através dos posts você explique mais a fundo sobre o mercado de atuação e benefícios agregados. Além disso será possível criarmos um fluxo estruturado onde o visitante evolua na navegação. Portanto a cada clique vai conhecer mais sobre você, seus produtos e serviços.
Mais funcionalidades e oportunidades
Além do conteúdo em si, podemos configurar colunas com mais funcionalidades como campo de pesquisa, categorias, tags e posts recentes. Também exibir posts com categorias semelhantes. E por fim banners e formulários de newsletter. Assim aumentamos as chances de cliques e tempo no site.
SEO, Redes Sociais e Busca Orgânica
Com tudo funcionando chegou a hora de configurar o SEO dos posts para otimização da busca orgânica e compartilhamento nas redes sociais. Para isso deverá ter um plug-in instalado que possibilite configurar assunto, meta tag, descrição, palavras chave e imagem destacada. Portanto quando quando o link do post for compartilhado as informações aparecerão automaticamente. Além disso melhoraremo, entre outros fatores, a posição na busca orgânica.
A última dica é manter seu blog atualizado. Pesquisas mostram que dos sites que tem um blog apenas 85% tem mais de 5 posts. E, desta forma, não estão recebendo atualização. Assim é fundamental para o sucesso que defina uma frequência de postagem e que seus seguidores saibam que podem contar com seu conteúdo.