Quais os principais fatores que impulsionam as compras digitais
19/09/2021O caminho do Futuro: do CRM ao CDP (Customer Data Platform)
27/09/2021Imagine a experiência ao entrar em uma empresa e imediatamente ser projetado ao passado? Mas não para qualquer passado, e sim aquele que você guarda com muita recordação? É exatamente essa a proposta da equipe de Marketing da empresa Walt Disney, isto é fazer com que, não somente a criança se sinta criança de verdade, mas também que o adulto volte a ser criança. Para isso a equipe de marketing trabalha utilizando todas as ferramentas possíveis com o objetivo de proporcionar uma longa e agradável experiência no universo infantil.
A empresa não economiza em investimentos quando se trata do quesito experiência. Todas as estratégias de Marketing estão voltadas para conquistar a confiança e a fidelidade do consumidor. Empresas como a Disney utilizam de ferramentas de marketing para sustentar seu público com ações, publicidades, propaganda etc. Um bom exemplo é o slogan divulgado em uma de suas publicidades: ” ao pensar em férias pense em Disney”.
Por trás de qualquer plano, estratégia ou ação de vendas sempre há uma ferramenta de marketing. Portanto, vale a pena conhecer quais são as ferramentas existentes e também como utilizar cada uma delas.
Mix de Marketing ou Composto de Marketing
Os 4 Ps do Marketing, também conhecidos como Mix de Marketing ou Composto de Marketing, foram criados pelo Professor Jerome Marcthy. Trata-se de 4 elementos que compõem qualquer estratégia de marketing: Preço, Praça, Produto e Promoção. A ferramenta trabalha para atingir determinado público-alvo, a partir do posicionamento escolhido.
• P de “Preço” refere-se a quanto será cobrado do cliente, ou seja, o valor da moeda que o consumidor terá que gastar adquirir o produto/ serviço.
• P de “Praça ou Ponto” refere-se ao local onde o cliente encontrará o produto. Pode ser online ou em lojas físicas. Esse P é muito importante para encontrar o cliente e assim permitir que o mesmo encontre, de forma, facilitada o produto oferecido.
• P de “Produto” questiona: seu produto é tangível? Ou intangível? Independentemente da oferta, seu mix de marketing ajudará a entender quais são os atributos valorizados do seu produto e assim oferecer de forma correta aos seus consumidores. Um exemplo é a empresa Uber, onde sua prestação de serviço é vendida não como um produto transporte público individual e sim como “uma experiência de conforto econômica “.
• P de “Promoção” diz que a promoção se refere à divulgação utilizada pela empresa, ou seja, a comunicação que será passada para o público-alvo. Em termos de canais de promoção, podemos exemplificar o marketing digital, como: links patrocinados, redes sociais, e-mail marketing, etc. Também existem as estratégias chamadas de offline, como por exemplo anúncios impressos, rádio, televisão, entre outras possibilidades.
Porém com a mudança comportamental do consumidor nos últimos anos, foi preciso inserir mais informações ao Mix de marketing, pois somente com os 4 P’s limitava-se a visão organizacional, não colocando o cliente no centro das atenções. Assim, Robert Lauterborn (apud KLOTER, 2006) criou os 4C’s, sugerindo a correlação com os “4 P’s” sendo:
• C de “Cliente” está relacionado ao P de Produto, onde a opinião do cliente é valiosa para desenvolver o melhor produto, custo benefício e desenvolver o um valor agregado ao produto.
• C de “Custo” que está obviamente ligado ao “o preço”. Podemos definir a importância do custo para o cliente usando uma explicação de Kotler: Além do custo monetário, o custo total para o cliente inclui os custos de tempo, de energia física e psíquicos do comprador, que leva em conta esses custos juntamente com o custo monetário para formar um quadro do custo total para o cliente (KOTLER, 2000, p.57).
Kotler explica também a diferença entre valor e custo: Valor entregue ao cliente é a diferença entre o valor total para o cliente e o custo total para o cliente. O valor total para o cliente é o conjunto de benefícios que os clientes esperam de um determinado produto ou serviço. O custo total para o cliente é o conjunto de custo em que os consumidores esperam incorrer para avaliar, obter, utilizar e descartar um produto ou serviço (KOTLER, 2000, p.56).
• C de conveniência está relacionado ao P de “Praça”: A conveniência vem de apoio a disponibilidade do produto, onde as organizações estudam os melhores canais para que o produto chegue facilmente ao consumidor final. Sendo o P de praça responsável pelo ponto de venda (lojas, supermercados, postos de gasolina ou qualquer outro local onde o produto é oferecido), a conveniência vem agregar ao consumidor final principalmente nas opções digitais onde se é possível vender em lojas virtuais, aplicativos de dispositivos móveis e, é claro, redes sociais. Na era das mídias sociais, a praça passa a se chamar de conveniência, pois se refere à facilidade em fechar um negócio pela internet.
• C de “Comunicação” refere-se ao P de “Promoção”: Além de promover aos clientes um novo lançamento, uma nova versão de um produto; além de realizar uma promoção de venda, através de uma propaganda, um anúncio, é preciso se comunicar com o consumidor final, através de canais que possam também deixa-lo expressar sua visão, percepção do produto. É necessário fazer como consumidor final se sinta “de igual para igual”. Somente uma empresa “humanizada” pode proporcionar uma comunicação aberta e eficaz com o cliente. Podemos usar exemplos de profissionais de marketing que trabalham exclusivamente monitorando as redes sociais na busca de relacionamento com os clientes.
Porém, para o Mix de Marketing ou qualquer outra ferramenta funcionar preciso ter uma real ideia de como é o funcionamento do ambiente organizacional onde a empresa está inserida, pois de nada adianta obter ferramentas se não está claro sobre os detalhes ambientais da organização. Então vamos entender seu funcionamento.
Ambiente Organizacional
O ambiente organizacional é composto por informações do macroambiente e o microambiente, ambos relacionam forças e fraquezas que afetam a capacidade de uma empresa para servir seus clientes. Segundo Kotler:
O ambiente geral é formado por seis componentes: ambiente demográfico, ambiente econômico, ambiente natural (meio ambiente), ambiente tecnológico, ambiente político-legal e ambiente sócio cultual. Esses ambientes contêm forças que podem produzir um impacto importante sobre os participantes do ambiente de tarefa. Participantes do mercado devem prestar muito as atenções nas tendências e nos acontecimentos desses ambientes e realizar ajustes oportunos em suas estratégias de marketing (KOTLER, 2000, p.37).
Sendo então o Macroambiente responsável pelas variáveis externas e o microambiente pelas variáveis internas.
Ainda existe um último elemento do ambiente organizacional, trata-se da Ambiente Interno composto pelos departamentos da empresa; administração, operações, logística, recursos humanos, finanças, etc. Todo o ambiente interno é impactado diretamente pelos atores do macro e microambiente.
Leia mais em nosso blog.