Salvador
18/09/2022Porto de Galinhas
18/09/2022Recife
Pacotes completos com passagens, hospedagem, traslados e passeios.
Quero um OrçamentoDesde que Porto de Galinhas foi elevado a capital do turismo de massa em Pernambuco, Recife perdeu o seu status de destino de praia.
Tanto melhor: no Recife a praia é um (ótimo) complemento a tudo o mais que a cidade oferece. A saber: dois centros históricos (o Recife Antigo e a vizinha Olinda), vida cultural intensa, gastronomia de qualidade.
Boa Viagem, o bairro praiano onde está a maioria dos hotéis, é tão auto-suficiente que até o aeroporto fica por lá. Se o trânsito estiver livre e o check-in do seu hotel for eficiente, ao desembarcar você estará a vinte minutos da sua primeira caminhada pelo calçadão.
Mas aproveite para se aventurar longe da praia: na Zona Norte, o bairro de Casa Forte — e seu núcleo mais antigo, o Poço da Panela — revela um Recife charmoso e desconhecido dos turistas.
O Recife Antigo tem belas atrações inauguradas neste século: o Cais do Sertão, que homenageia Luiz Gonzaga, e o Paço do Frevo, um museu do carnaval pernambucano. Visite também a primeira sinagoga das Américas. Pegue o barquinho para ir até o Parque de Esculturas de Francisco Brennand, plantado no recife que deu nome à cidade. Um desfecho para um dia no centro histórico pode ser o passeio de catamarã pelo Capibaribe, que sai dali na praça do Marco Zero.
Olinda é melhor visitada com sol baixo; chegue para almoçar tipo às 13h30 (no Beijupirá, na Oficina do Sabor ou no Patuá) e faça a digestão no sobe-desce-ladeira.
Vá ao bairro da Várzea visitar o museu-ateliê de Francisco Brennand (abre de 3a. a domingo) e o a coleção de arte e armas do Instituto Ricardo Brennand (abre de 3a. a domingo). O tour pode continuar pela Fundação Gilberto Freyre (abre de 2ª a 6ª) e pelo bairro do Poço da Panela. Eu conto como fazer neste post.
A ilha de Itamaracá, 70 km ao norte, rende um passeio de um dia inteiro, com visita ao Forte Orange e praia na ilhota da Coroa do Avião. No caminho faça um desvio para ver o centro histórico de Igarassu.
Se você quer fazer um bate-volta do Recife a Porto de Galinhas, consulte a tábua das marés; é na maré baixa que aparecem as piscinas naturais e a praia fica boa para entrar n’água.